Como Aumentar o Faturamento de Seu Comércio Sem Abrir Novas Lojas

Como Aumentar o Faturamento de Seu Comércio Sem Abrir Novas Lojas

Uma rede de supermercados se vê diante do desafio de aumentar o faturamento e para isso precisa planejar ações que possam contribuir para incrementar os resultados no final do mês.

O problema é alcançar este objetivo de faturar mais com supermercado sem que para isso sejam feitos investimentos que comprometam o caixa da empresa. Por isso, ideias como a abertura de novas lojas, por exemplo, costumam parecer boas no começo, mas logo são descartadas por causa dos custos envolvidos.

Sem investir na abertura de novas lojas, o que fazer para faturar mais? Em tempos de crise, uma das alternativas é passar a investir em novos segmentos ou em segmentos que estejam aquecidos, como é o caso do mercado de alimentos saudáveis. Há uma grande demanda por produtos que proporcionam benefícios à saúde, como o açaí. E este é o nicho que pode estar faltando no supermercado que quer faturas mais, mas não sabe por onde começar.

O Supermercado Nardelão, de Ibirama (SC), é um exemplo de um estabelecimento que viu suas vendas crescerem em 10% a partir da decisão de vender a linha de açaí Selfsy. Não foi preciso abrir uma nova loja para experimentar um crescimento. O que houve foi uma aproximação entre o supermercado e o fornecedor, no caso a Catarinense Congelados, dona da marca Selfsy.

O Nardelão, associado à Rede Top, já comercializava uma outra marca de açaí, mas sem o resultado esperado. Numa visita feita à sede da Catarinense Congelados, a direção do supermercado assistiu a uma apresentação e participou de uma sessão de degustação dos açaís Selfsy. Compararam com a outra marca que era vendida por eles e após constarem a superioridade do produto Selfsy, fecharam negócio. E assim abriram as portas para um trabalho diferenciado em parceria com a Catarinense Congelados.

Neste trabalho diferenciado, o destaque é para a oferta de degustação do produto dentro da loja. O fornecedor da outra marca de açaí nunca havia feito nada do tipo no Nardelão. A Catarinense Congelados optou pelo caminho inverso e a estratégia de oferecer degustação foi decisiva para as vendas de Selfsy ajudarem o supermercado a faturar mais. Por isso mesmo, quando perguntados sobre qual o motivo da escolha pelo açaí Selfsy, a resposta é qualidade: do produto e do atendimento, com menções especiais à logística e à qualidade da entrega.

Vamos conversar?