Conheça 10 Benefícios do Açaí Para a Saúde - Selfsy

Conheça 10 Benefícios do Açaí Para a Saúde

Além de ser uma fruta saborosa, os benefícios do açaí para a saúde proporcionam diversas vantagens para quem tem o hábito de consumir a fruta regularmente, seja na forma de polpa de fruta (base para sucos, tigela de açaí e outras receitas) ou como açaí cremoso, produto pronto parecido com sorvete.

Listamos a seguir os “top 10” benefícios do açaí. Confira:

1 – Fonte de energia

Queridinho dos atletas, o açaí não tem essa fama à toa. A fruta é comumente utilizada no pré-treino dos praticantes de esportes por conta do seu alto valor energético e quantidade de ferro que age no fortalecimento dos músculos. Depois de atividades físicas, o açaí ajuda a recompor o glicogênio muscular, atuando na recuperação pós-treino.

2 – Ajuda na prevenção do câncer

A alta concentração de antocianinas (uma classe distinta de flavonóides) contribui para prevenir uma série de doenças, inclusive o câncer, e promove um dos maiores benefícios do açaí para a saúde.

3 – Fortalece o sistema imunológico

Como tem um alto teor de proteínas, o açaí atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico. Por isso, essa a fruta é um grande energético natural!

4 – Protege o coração

As propriedades nutricionais contidas no açaí trazem benefícios cardioprotetores para as células, prevenindo coágulos sanguíneos e atuando na circulação sanguínea. Tudo isso também graças às antocianinas que possuem a capacidade de reduzir o colesterol do sangue.

5 – Antioxidante natural

A fama do açaí como um superalimento deve-se, principalmente, pelas suas propriedades antioxidantes. A fruta é responsável por atuar e, até mesmo, reverter os processos de envelhecimento. Isso tudo porque o açaí desacelera a ação dos radicais livres. Tendo em vista esses benefícios do açaí, ele também atua na prevenção de doenças como o Mal de Alzheimer e o diabetes.

6 – Fonte de fibras e de vitaminas

Além de ser rico em proteínas, o açaí também possui fibras, ajudando no funcionamento intestinal. A fruta também é fonte de vitaminas E, B1, B2, B3 e C, além de minerais, ferro, fósforo, cálcio, potássio e ácidos graxos.

7 – Pele saudável

Do açaí é extraído o seu óleo, e este ganhou prestígio entre as mulheres porque faz com que a pele fique mais bonita e saudável. Esses efeitos se dão graças às propriedades antioxidantes da fruta que são ainda mais concentradas no óleo, mas também estão disponíveis na polpa de fruta, açaí cremoso e outros preparos.

8 – Anti-inflamatório

Rico em ácidos graxos, o açaí possui propriedades anti-inflamatórias naturais. Por esse motivo, o alimento é utilizado na prevenção de câncer gástrico e no tratamento de gastrite. O efeito anti-inflamatório age diretamente na melhora das dermatites.

9 – Amigo do colesterol

Como o açaí combate os radicais livres, combate também as doenças cerebrais e o excesso do colesterol HDL (colesterol ruim). Pesquisas indicam que o açaí tem 33 vezes mais antocianinas do que a uva. Da mesma forma, os alimentos feitos à base de açaí são comprovadamente mais eficazes do que o vinho, quando o assunto é combate de radicais livres.

10 – Alimento funcional

O açaí é uma fruta tão completa, que pode ser chamada de alimento funcional. Isso porque a fruta combina diversas características que fazem bem para diversas necessidades humanas. Além disso, trata-se de um alimento que pode ser usado de inúmeras formas.

Vamos conversar?