De Onde Veio o Nome Açaí Para Essa Fruta Amazônica? - Selfsy

De Onde Veio o Nome Açaí Para Essa Fruta Amazônica?

Você sabe como surgiu o nome açaí?

Diz a lenda que essa fruta tão poderosa foi batizada em uma tribo indígena da Amazônia. Já pela etimologia da palavra açaí é que começa a história, pois encontra-se no vocabulário tupi “ïwasa’i”, que significa “fruto que chora”, ou fruto que expele água.

Conta-se que em uma tribo havia uma índia chamada Iaçá, filha do cacique. Como na tribo estava faltando alimento, o cacique ordenou que matassem todas as crianças que viessem a nascer. Certo dia, sua filha apareceu grávida e a ordem teve de ser cumprida. Iaçá chorava inconformada no túmulo da filha e veio a perceber que, naquele local, estava nascendo uma palmeira.

A índia continuava a visitar túmulo e um dia viu sua filha na direção da palmeira e foi abraçá-la. A índia então percebeu que era somente uma palmeira e morreu. O cacique soube do acontecido, foi até o local e viu sua filha abraçada na palmeira. A partir daí os índios da tribo passaram a se alimentar daquele fruto e nunca mais faltou comida para eles. O pai de Iaçá deu o nome de açaí para a fruta (que é Iaçá lido de traz para a frente).

Essa lenda está registrada no artigo “As propriedades do açaí e da blueberry: modismo ou realidade?“, publicado no site Aditivos Ingredientes. Além de contar sobre a origem do nome açaí, o texto fala também sobre a propriedades nutricionais e medicinais tanto do açaí, quanto da blueberry.

Vamos conversar?