Alimentação saudável previne doenças e promove bem-estar físico e mental |

Alimentação saudável previne doenças e promove bem-estar físico e mental

“Que o seu alimento seja o seu remédio e que o seu remédio seja o seu alimento”.

Essa famosa frase de Hipócrates, considerado o pai da Medicina, chama a atenção sobre o ato de se alimentar bem. Outra frase bem recorrente quando o assunto é alimentação saudável é a seguinte: “Você é o que você come”. Já ouviu ou leu alguma dessas frases e parou para pensar no que você anda comendo e em como o seu corpo vem reagindo?

Cada vez mais as pessoas estão percebendo a importância de fazer escolhas saudáveis na hora de comprar alimentos. Dia após dia as famosas guloseimas e produtos ultraprocessados estão ficando de lado e dando espaço para a comida de verdade, natural ou com menos aditivos químicos. Ter uma alimentação balanceada junto com a prática de atividades físicas é o caminho para manter o corpo saudável e garantir a disposição necessária para dar conta dos afazeres diários.

O açaí é muito consumido na forma de açaí cremoso e polpa de fruta congelada, com diversos benefícios para a saúde

Não se trata de uma moda passageira, mas sim de uma mudança de hábitos em busca de mais saúde. A ingestão de bons alimentos auxilia na prevenção de doenças e isso serve para todas as faixas etárias. No entanto, profissionais da saúde apontam que comer bem tem uma influencia direta no crescimento e desenvolvimento das crianças.

Os médicos e nutricionistas ensinam que quanto mais variado e colorido for o seu prato, mais saudável e rico em nutrientes ele é. Sendo de suma importância consumir diariamente, uma média de 2.000 kcal (isso para uma pessoa adulta), combinando adequadamente a proporção de carboidratos, gorduras e proteínas.

Nutrição e saúde

A pirâmide alimentar é a representação gráfica de uma alimentação saudável. As cores indicam a necessidade de diversificar os alimentos, e aqueles da base da pirâmide devem ser consumidos em maior quantidade, enquanto as opções apresentadas mais para cima em menor quantidade. Veja na imagem a seguir:

As pirâmides mais recentes incluem até mesmo água e exercícios físicos, na base, logo abaixo dos carboidratos, como massas e cereais integrais. Em seguida estão as frutas, legumes e verduras. Na sequência estão o leite e seus derivados, além de proteínas. Por último vem as gorduras, carne vermelha, açúcares e doces.

Porém, lembre-se da importância de comer de tudo um pouco e de evitar excessos. Preste atenção na relação direta que existe entre nutrição, saúde, bem-estar físico e mental e tenha uma vida longa e produtiva.