Saiba como ter uma boa saúde e prevenir doenças |

Saiba como ter uma boa saúde e prevenir doenças

Confira as dicas do cardiologista Rodrigo Morato Valério para você ter uma vida saudável.

Nada melhor do que ter uma rotina de prevenção de doenças e não esperar as enfermidades baterem à nossa porta, para então começar um tratamento, não é mesmo? E a alimentação e os hábitos diários são fundamentais nesse processo.

O cardiologista formado no Instituto de Cardiologia de Santa Catarina, Rodrigo Morato Valério, explica que “quando falamos sobre prevenção em medicina, precisamos saber quais doenças iremos combater. As principais causas de morte no Brasil e no mundo são doenças Cérebro-cardiovasculares (AVC e Infarto do Miocárdio) e câncer”.

Nesse sentido, Valério alerta sobre a importância de trabalhar os hábitos de alimentar-se bem e de praticar atividades físicas. “Parece simples, não? E é, porém não é este o rumo que as pessoas estão tomando”, comenta o médico, que relaciona 18 dicas práticas para nos ajudar nessa missão de manter uma vida saudável.

Dicas de alimentação:

1) Coma menos carboidrato (açúcar, farinhas, doces, arroz, cerveja). Com isso evita-se o ganho de peso, diabetes, síndrome metabólica, níveis elevados de triglicerídeos e diversas outras doenças.

2) Evite sal.

3) Prefira a alimentos naturais.

4) Dê preferência para os orgânicos. Alimentos sem agrotóxicos são mais seguros.

5) Evite gorduras ruins como margarinas, gordura trans e óleos refinados (soja, milho e girassol).

6) Azeite extra virgem à vontade.

7) Reaprenda a saborear o doce da frutose (açúcar das frutas).

8) Beba água todos os dias.

9) Use os temperos naturais (salsinha, cebolinha, manjericão, tomilho, orégano, alho, cebola.)

10) Coma menos quantidade.

11) Estude e prepare seu próprio alimento.

Dicas de atividade física:

1) Faça o que gosta e não o que te impõe.

2) Alongue-se diariamente. Yoga e Pilates são ótimos exemplos.

3) Faça uma atividade aeróbica. O mínimo necessário para aumentar sua expectativa de vida é 150 minutos por semana de caminhadas rápidas ou 75 minutos por semana de corridas.

4) Chame alguém para ir junto, seja em dupla ou equipe. Nos dias em que estiver desanimado, estes te colocarão para cima.

Dicas gerais para a saúde:

1) Nunca fume ou, se já o faz, pare de fumar o quanto antes. Uma das piores doenças na medicina chama-se Tabagismo.

2) Não use drogas. Muitas possuem efeitos físicos, químicos e psicológicos gravíssimos.

3) Ensine os bons hábitos aos seus filhos desde cedo. Eles lembrarão disso pelo resto de suas vidas.