Conheça 5 frutas e seus benefícios para saborear nesse verão |

Conheça 5 frutas e seus benefícios para saborear nesse verão

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, mesmo assim, já tem muita gente pensando na estação mais quente do ano. Exercícios físicos e alimentação balanceada começam a entrar para a lista de prioridades de quem adora curtir o calor em dia com a saúde.

Além disso, como no verão há aumento de suor e, por consequência, uma necessidade maior de hidratação, as frutas são uma boa pedida para essa época do ano, pois contêm um volume considerado de água e ainda são ricas em fibras, vitaminas e minerais.

Todas as frutas apresentam algum tipo de benefício, mas algumas delas ganham ainda mais destaque no verão por suas propriedades. Listamos algumas frutas que combinam com esse verão que está chegando, confira!

Melancia

Além de doce, nutritiva e saborosa, a melancia também é uma fruta bastante refrescante. É rica em caroteno (convertida em vitamina A no organismo), licopeno (protege contra o câncer), glutationa (propriedades antienvelhecimento), vitamina C e vitaminas do complexo B.

A melancia também não possui colesterol e contribui com a limpeza dos rins. É composta por 95% de água, por isso, é ideal para desintoxicação, além de ajudar a estabilizar a pressão sanguínea.

Morango

O morango é uma fruta muita boa para ser incluída como sobremesa ou lanche em dietas de emagrecimento, porque cada morango tem aproximadamente 5 calorias. Além disso, possui propriedades diuréticas, é rico em vitamina C, que ajuda na cicatrização dos ferimentos, fortalece a parede dos vasos sanguíneos melhorando a circulação e aumenta a absorção do ferro combatendo a anemia.

Por mais que o morango não seja uma fruta típica do verão, ela está presente o ano inteiro devido ao seu sabor e combinar com diversas receitas.

Banana

A banana é uma das frutas mais populares no mundo: ela é nutritiva, contém fibras e antioxidantes. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre a banana, devido ao seu alto teor de açúcar e carboidratos.

Quando a banana é verde, ela é rica amido e amido resistente. Quando amadurece, esse amido se transforma em açúcar. Por isso, mais de 90% da composição das bananas são carboidratos, e ela acaba tendo baixos níveis de proteínas e gorduras. Os açucares da banana — sacarose, frutose e glicose — quando combinados com sua fibra, promovem grande energia ao corpo. Por isso, ela é muito utilizada junto com o açaí antes dos exercícios e treinos.

A banana é uma fruta rica em fibras, potássio, vitaminas C e vitaminas B1, B2, B6, além dos minerais como magnésio, cobre, manganês, cálcio, ferro e ácido fólico.

Abacaxi

Composto por 86% de água, o abacaxi, além de ajudar na hidratação do organismo, também é rico em vitaminas A e C, favorece a dentição, a circulação sanguínea e ainda é bom para os olhos e a pele. É desintoxicante, refrescante e eliminador de impurezas, facilitando também a digestão de proteínas, devido à alta porcentagem de celulose.

O abacaxi ainda é fonte de vitamina B6, tiamina, ferro e magnésio. Combate doenças como a artrite, inchaço, difteria, complicações da garganta e bronquite, auxiliando ainda a dissolver coágulos no sangue. Também ajuda a reduzir inflamações e acelera a cicatrização dos tecidos.

Açaí

O açaí também é uma fruta bastante popular no verão, pois contém ácidos graxos essenciais ao organismo, como o ômega 3, ômega 6 e ômega 9. Seus aminoácidos também ajudam a aumentar a performance muscular, garantem mais resistência, força e energia.

O fruto ainda ajuda a preservar e a melhorar o funcionamento do sistema digestivo e protege o sistema cardiovascular. Apresenta altas concentrações de vitaminas A, B1, B2, B3, C e E, contém potássio, cálcio, magnésio, cobre e zinco, além de ser uma ótima fontes de proteínas.