Saiba como impulsionar as vendas de açaí

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Como já sabemos, o açaí virou febre de consumo, devido a ampla divulgação de seus inúmeros benefícios e um sabor delicioso. Tudo indica que esta febre não vai passar, pois está há muitos anos no mercado e cada vez conquistando o paladar de mais adeptos. Todo esse movimento de consumo, levou vários comerciantes a investir nessa pérola negra da Amazônia nestes últimos anos.

O seu alto consumo é relacionado pelas diversas formas de ser comercializado, o que levou a procura pela fruta aumentar cerca de 15% a cada ano. Ele pode ser oferecido na tigela ou no copo, em creme, polpa ou suco. Além de diversos acompanhamentos como cereais, frutas e doces.

Continue lendo e saiba mais sobre as possibilidades e variedades na revenda do açaí!

Como está o mercado de açaí?

Com um mercado superaquecido, a produção do açaí em 2014 chegou a 202,2 mil toneladas, sendo o estado do Pará o maior produtor, com uma área extrativista e cultivada de aproximadamente 155 mil hectares, segundo dados da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap).

O açaí é considerado um produto de sazonalidade, onde possui um maior consumo no verão. No entanto, com algumas ações simples, é possível aquecer as vendas no inverno e obter bons resultados. É muito importante participar de eventos, haver degustação para os clientes e ter parcerias com profissionais. Abrir o seu produto ao público irá ajudar nas vendas!

Quais acompanhamentos?

Quando bem acompanhado o sabor do açaí pode ficar ainda melhor. Por isso trazemos aqui alguns dos ingredientes mais usados atualmente e que a partir deles, há diversas maneiras para agradar o paladar do seu público.

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Variedades

Como já citamos o açaí pode ser preparado de diversas formas, o que contribui para aumentar as possibilidades de oferta. Assim, vamos mostrar alguns exemplos de como você pode oferecê-lo.

• Em tigelas com 500ml de açaí cremoso com ou sem acompanhamentos.
• No copo, pode-se fazer quantidades menores e tamanhos específicos para consumo pessoal e mais prático.
• Pode oferecer aquele açaí na barca (ao estilo da cultura japonesa) com vários acompanhamentos para 2 ou mais pessoas.
• O açaí é tão bom de se trabalhar, que tem a possibilidade de pratos mais fitness de acordo com o seu público. Podem ser bolos ou tapiocas.

Uma grande vantagem dos nossos açaís é que eles são tão cremosos, que não precisam ser batidos em liquidificador. Você economiza tempo, esforço e dinheiro, além de entregar ao consumidor um produto altamente cremoso e saboroso.

Outra dica importante é cuidar da qualidade do seu produto. Procure sempre manter os acompanhamentos frescos e variados. Se mantenha próximo do seu público para entender o que eles estão buscando. Entenda a necessidade e gosto de cada um, para encontrar soluções, formatos e combinações que irão posicioná-lo como único.

Por fim, seja criativo! Na gastronomia não há regras, portanto fique antenado e inovando sempre.

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