Açaí é a Moda do Verão - Selfsy

Açaí é a Moda do Verão

As famosas tigelas de açaí são uma ótima opção de refresco para os dias de calor, principalmente quando se está na praia.

Além disso, a fruta é uma excelente fonte de energia. No programa “Bem Estar” da Rede Globo de Televisão do dia 16 de janeiro, o foco foi a moda da barca de açaí neste verão nas praias brasileiras. A barca tem mais de um quilo de açaí e ainda inclui outros acompanhamentos, como frutas, leite condensado, leite em pó e coberturas. A nova iguaria do verão brasileiro serve até oito pessoas e é considerada um sucesso, principalmente na região Sudeste.

De acordo com os dados apontados pela nutricionista Isa Perez, a polpa natural de açaí, sem adição nenhuma, tem em torno de 60 a 65 calorias a cada 100 gramas. No Sudeste é muito comum a utilização do açaí junto com o xarope de guaraná ou com o xarope do próprio açaí. É esse xarope que faz aumentar a quantidade de calorias. Em uma tigela de açaí, por exemplo, tudo dependerá dos acompanhamentos e do quanto foi usado de xarope de guaraná.

Clique na imagem e veja o vídeo completo

O açaí puro e com o acréscimo de alguma fruta, como a banana, pode ser usado como pré-treino, pois é um carboidrato, por isso tem rápida absorção dos nutrientes, segundo a nutricionista Cristiane Perroni, também citada na reportagem.

Considerado um alimento funcional porque possui diversas propriedades benéficas para a saúde, o açaí tem uma gordura boa, monoinsaturada e com ômega 9 (a mesma encontrada no abacate). A fruta faz bem ao coração, pois esse tipo de gordura é cardioprotetora e também ajuda a melhorar o HDL, que é o colesterol bom e a reduzir o LDL, que é o colesterol ruim. Além disso, é um alimento rico em antioxidantes. O açaí é, sem dúvida, uma ótima opção para o verão, tanto por ser o queridinho dos atletas e banhistas, quanto pela questão nutricional.30

Vamos conversar?